quarta-feira, 13 de maio de 2009

A justiça do mundo é o tempo do Mundo.

Como dizia o filósofo: “nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia”. Será?! Hilário é pensar que o romance histórico do mundo passa por reiterados déjà vécu(s). Salve o criador do Teletubbies (dinovo, dinovo). O Mundo foi, e continua sendo auto flagelado pelo próprio PODER de que certa classe detém; estes, literalmente, colocam os pés pelas mãos, argumentam que estão em busca da iustitia (justiça). Mal sabem, que o portador desse poder é o próprio Mundo(lato sensu), através de sua auto-tutela.
Nas letras jurídicas temos como auto-composição: o ato sobre o qual prevalece o mais forte em detrimento do mais fraco. Analógicamente, temos o Mundo numa situação de superioridade hierarquica sobre a humanidade; ele próprio tem o poder de alcaçar seu ideal de justiça e resolver suas lides através dos tempos. Pena que a humanidade não aprende a andar no barco levado, pelo PODER DO MUNDO, nas suas ondas passadas.
A idade antiga é marcada por sucessivas tomadas de poder, os povos para alcança-lo se auto degladiavam, e suas conquistas não passavam de efêmeras ilusões. Enfim chega-se à queda do império Romano,a transição para a idade Média e a (- permita-me) burrice humana permaneceu, a nível de tal período ser denominado: a Idade das trevas. Não se produzia nada, o pseudo (falso) Poder estava na mão de uma minoria: a Igreja, que detinha todo o poder deliberativo sobre a vida das pessoas. Séculos e séculos de sujeição do mundo (- diminutivo) ao ilegítimo poder da classe dominante; Os grandes centros formadores de opinião (UNIVERSIDADES) eram mantidos pelos clérigos, como forma de assegurar a alienação dos homens em preceitos humano-religiosos espúrios. Disseminaram, na época, perseguições à pessoas que defendiam mudanças (CAÇA AS BRUXAS),com o ilusório escopo de obter a justiça social.
Eis que Mundo, mais uma vez, se auto flagela, trazendo-nos novamente novas perspectivas: a igreja difundiu a idéia de que gatos (pretos) traziam má sorte, visto que eram símbolos dos bruxos. Foi uma matança geral dos felinos. Lembre-se que na cadeia alimentar, logo abaixo vem os ratos, e na falta de seu predador, o que acontece? Os ratos se proliferaram, com eles suas pulgas, e sucessivamente a contaminação pela peste negra (bulbônica). Cerca de 75 milhões de pessoas morreram; tal fato, fez com que houvesse mudança de antigos paradigmas preceituais religiosas, e a busca de novos mundos (rasteira, e, ou, castigo do mundo do Mundo).
Na Idade moderna, os novos Estados Europeus, também não souberam administrar a posse do Poder. Em tempos de Transição (Revolução industrial) mais uma pseudo potência se autófaga, sem falar dos iludidos proletariados socialistas que imaginavam deter a formula mágica para a utilização do Poder. Coitados! Pobres humanos mortais.
Chegando à idade Contemporânea, maior exemplo não há: 1º (primeira) e 2º (segunda) guerras, dentre o Crash da Bolsa da nova economia e potência do mundo: os EUA (esses tentam permanecer, porém até quando? Olha a crise do mercado imobiliário chegando!).
Mais a diante, no Brasil: a Ditadura. Coitado dos Militares, mais eles na lista, não tiveram força para manter e ter o Poder. Quem se lembra de Collor?(ele ta voltando) Insistente ele viu!Será qual pacto fizera?! Atualmente valeriodutos, mensalões, corrupções, enfim até o STF (falso dono do Poder) com discussões internas (até tu brutos?) mostram a incapacidade para administrar o Poder diante do ser maior: O MUNDO.
Só ele responderá se estamos, ou não, chegando a um novo estado anômico. Será que desta vez, a sabedoria do Mundo, através do seu poder de jurisdição e da sua auto-tutela, nos trará a oportunidade e os ensinamentos para se chegar aos céus do esplendor mundano? O tempo do mundo chegará, para que com suas experiências passadas, encontre a JUSTIÇA? Tomara! Ou continuaremos no Déjà vécu (eu já vi isso), a cometer os erros do passado? Como diria famoso cantor de escola de samba: Olha o Mundo ai Gente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário